Pessoas híbridas: a busca pelo melhor dos dois mundos
Autor: Ademir Piccoli
Uma das grandes tendências para 2023 e além é o conceito de “pessoas híbridas”, presente no nosso último material de tendências tecnológicas. Dados de um relatório da DataReportal comprovam como o mundo físico e digital estão se fundindo em um ritmo acelerado.
De acordo com a pesquisa, atualmente, mais de 5 bilhões de pessoas estão presentes na internet, passando em média 40% do seu tempo conectado à algum dispositivo.
Não há dúvidas que as barreiras entre os mundos estão se desfazendo. O crescimento do comportamento híbrido na vida pessoal e profissional está sendo impulsionado por diversas tendências tecnológicas.
A automação das atividades e o crescimento de sistemas baseados em inteligência artificial estão tornando os processos mais ágeis e eficientes. A expansão da conectividade, o uso de plataformas em nuvem e a evolução de recursos com realidade aumentada estão permitindo que a colaboração sem fronteiras avance e as experiências digitais se tornem mais imersivas, impactando inclusive no desenvolvimento do ecossistema judiciário.
Nesse cenário, surgem então novas demandas para o trabalho jurídico. À medida que as empresas adotam políticas de trabalho remoto, cresce também a busca por serviços jurídicos relacionados à proteção de dados, segurança cibernética e cumprimento das leis trabalhistas, por exemplo.
Para acompanhar esse ritmo, o espaço jurídico precisará evoluir e adaptar-se às mudanças, garantindo que as questões legais relacionadas a essas atividades híbridas sejam avaliadas e resolvidas de forma adequada. Neste novo universo, o uso das habilidades humanas será fundamental para visão crítica sobre as questões judiciais, tornando o pensamento estratégico o principal foco do profissional.
Ao passo que a tecnologia continua a evoluir, também surgirão novas ferramentas e plataformas para apoiar o crescimento do comportamento híbrido na vida pessoal e profissional, tornando esta tendência uma transformação natural do mercado de trabalho.
Acesse o material de tendências tecnológicas para 2023 e além:
Deixe um comentário